A gestação é um período único e um processo natural e complexo que envolve o desenvolvimento de um embrião no interior do útero da mulher, desde a concepção até o nascimento. esse processo é marcado por variáveis mudanças, tanto fisiológicas quantos hormonais.
A duração de uma gestação tem aproximadamente 40 semanas, ou de uma forma mais fácil de entender, ela tem 9 meses. Esse período é dividido em três trimestres.
Concepção e os primeiros Sinais.
A Gestação é um período único e começa com a fecundação do óvulo (célula reprodutiva da mulher), e por um espermatozoide ( célula reprodutiva do homem). O processo da fecundação ocorre nas trompas de Falópio. A partir do momento que o ovulo é fertilizado, ele passa agora a ser um zigoto.
O zigoto começa a se dividir e formar uma esfera de células chamada blastocisto. Logo após esse processo ele faz uma longa viagem, até chegar ao útero, e se instala nas paredes uterinas.
Primeiros sinais de Gravidez:
Geralmente os primeiros sinais da gestação são acompanhados de atraso menstrual, náuseas, vômitos, fadiga e sensibilidade nos seios.
Atraso Menstrual: É o sintoma mais comum que leva muitas mulheres a suspeitarem da gravidez.
Náuseas e Vômitos: Conhecidos como ” enjoo matinal”, ocorrem devido ao aumento dos hormônios.
Sensibilidade nos seios: Os seios podem estarem mais sensíveis e inchados do que o normal.
Fadiga: Muitas mulheres sentem cansaço extremo nas primeiras semanas.
Mudanças no apetite: Alguns alimentos podem ser evitados ou podem ser desejados com mais intensidade.
Desenvolvimento Fetal e Mudanças no Corpo.
Primeiro Trimestre ( 0-12).
Durante o primeiro trimestre da gestação, o embrião passa por várias fases de desenvolvimento. Então seu pequeno coração começa a bater, e seus pequenos órgãos como cérebro, fígado e rins começam a se formar. Então a placenta também começa a se desenvolver para aconchegar o bebê, fornecendo nutrientes, oxigênio e espaço para seu crescimento.
Nessa fase é comum, a mulher experimentar inchaço abdominal, alterações hormonais, secreção vaginal ( geralmente mais espessa e sem cheiro), e aumento do volume sanguíneo. Pois o corpo está se adaptando com o crescimento dessa vidinha, dentro da mãe.
Por conta da variação dos níveis hormonais, especialmente a progesterona e o HCG ( gonadotrofina coriônica humana), a mulher fica mais sensível há alguns sintomas.
No segundo Trimestre (13-26)
Sobre tudo o desenvolvimento fetal nessa etapa dispara, seus ossinhos começam a criar formatos, sua pele ganhar cor (pigmentação), e seus pequenos órgãos se tornam funcionais. Mas é nessa fase que o bebê começa a movimentar- se, assim ele cria ritmos de danças na barriga da mamãe. Nessa etapa, a mamãe já pode sentir os famosos chutes na costela, hahaha…
Nesse segundo Trimestre, a gestante já tem uma melhora nos primeiros sintomas iniciais da gravidez, como náuseas e tonturas. Porém outros sintomas aparecem, exemplo: os seios podem ficar maiores, a pele pode apresentar alterações, dor nas costas pode ocorrer devido ao crescimento da barriga e ao aumento da curvatura da coluna, gengivas podem ficar inchadas e sangrar mais facilmente, entre outros…
No Terceiro Trimestre (27-40 semana).
Nessa fase o bebê passa a ganhar peso e massa muscular, ele começa a se posicionar para o parto, movimentando-se até encontrar a posição para nascer. Ainda nessa fase seu sistema respiratório e seu sistema nervoso central amadurecem.
Mas nessa etapa o corpo da mulher sofre uma pressão sobre no útero, onde provoca pequenos desconfortos, como dores lombares e dificuldades para respirar, devido a pressão no diafragma.
No ultimo estagio o corpo se prepara para o parto com o afrouxamento dos ligamentos e o aumento da produção de oxitocina ( hormônio que ajuda na dilatação do colo do útero).
O processo do parto tende a ocorrer em 3 estágios.
- O colo do útero começa a dilatar e se afinar para permitir a passagem do bebê. Mas de fato nessa etapa as contrações tornam- se mais intensas e frequentes.
- Durante o esforço do parto, o bebê passa pelo canal vaginal. Esse estagio pode durar horas. Nos casos de cesariana, o cirurgião faz uma incisão no abdome, cortando sete camada até chegar ao útero.
- Logo após o bebê nascer é expelido ou retirado a placenta.
OBSERVAÇÕES:
A gestação é um período único, em que o corpo da mulher se adapta para criar e nutrir uma nova vida. Embora a maioria das gestações seja saudável, algumas complicações podem ocorrer. Então pode ocorrer a pré-eclâmpsia que é uma condição que tem como características a pressão alta e danos aos órgãos, como rins e fígado, isso pode afetar tanto a mãe quanto o bebê.
A diabetes gestacional se desenvolve durante a gravidez e aumenta o risco de complicações no parto, mas além de possíveis problemas de saúde para a mãe no futuro. O abortamento espontâneo ocorre quando o bebê é perdido antes da 20ª semana, sendo mais comum nos primeiros três meses.
O parto prematuro acontece quando o bebê nasce antes das 37 semanas, o que pode trazer riscos devido ao seu desenvolvimento incompleto. Mas contudo, a gestação é um período único de expectativas, ansiedades e alegrias compartilhadas com a família e amigos.